Golpistas estão enviando falsas multas relacionadas a AET e circulação de bitrens e rodotrens

Tempo de Leitura: 2 minutos

Loading

Golpistas se passam por agentes de fiscalização e abordam transportadores através do Whatsapp; prática envolve a exigência de pagamentos via PIX e falsos boletos

Todos os dias dezenas de tentativas de golpes e fraude são colocadas em prática em todo o Brasil. Clonagem de cartões, roubo de contas em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens e falsos boletos de órgãos públicos estão entre as práticas mais recorrentes. Entretanto, nas últimas semanas um novo golpe surgiu. Ele tem como principal alvo as transportadoras e caminhoneiros autônomos, especialmente proprietários de Combinações de Veículos de Carga (CVC’s) que precisam de Autorização Especial de Trânsito (AET) para circular. O alerta é dado pela Maringá Assessoria em Transportes.

Leia também: Petrobras diz que não vai aumentar o preço da gasolina e do diesel

Segundo a empresa especializada em AET’s, licenças ambientais e demais documentos exigidos pela ANTT, a prática consiste na abordagem de transportadores através do Whatsapp, por exemplo. Nas últimas semanas, clientes da empresa foram alvo da tentativa fraudulenta que consiste no envio de falsas multas e ameaça de apreensão das carretas.

Na primeira ocorrência, por exemplo, ao entrar em contato com um transportador, o golpista se passa por um agente da ANTT e afirma que há uma multa no sistema para um dos veículos da empresa. Essa suposta notificação que poderá acarretar a apreensão do mesmo, pode estar relacionada a AET em vencimento. Bem como, comprimento inadequado do conjuntou ou irregularidade na tara do mesmo. Em seguida, o golpista solicita que o transportador entre em contato para uma suposta solução do problema, através do pagamento de um boleto.

Golpistas oferecem descontos e oportunidades

Já em um segundo caso, o golpista aborda outro transportador e na tentativa de passar maior credibilidade, informa de imediato o CNPJ. Em alguns casos, até as placas de um dos veículos da empresa. Dessa forma, em seguida, informa que o mesmo veículo esteve circulando em um trecho sem permissão e que tal prática sofrerá punição com uma multa de mais de R$ 4 mil. Contudo, essa penalidade pode ter pagamento via PIX com um generoso desconto.

Em ambos os casos é possível observar uma série de inconsistências nas informações e até mesmo erros de português dos golpistas. Porém, para quem sofre abordagem desta forma, estes detalhes podem até passar sem atenção, no primeiro momento. Diante da eminência de supostas penalidades graves e da preocupação gerada de imediato.

Por fim, é imprescindível ressaltar que órgãos federais e estaduais relacionados a fiscalização de trânsito não entram em contato com os proprietários de veículos através de aplicativos de trocas de mensagens. Portanto, em caso de dúvidas sobre multas relacionadas a AET’s e a circulação de bitrens e rodotrens, entre em contato com os órgãos oficiais.

Fonte: Portal Caminhões e Carretas, 23 de abril de 2024

Picture of InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!

Descubra mais sobre InfoTruck

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading