LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Volvo investirá R$ 1,5 Bilhão no Brasil até 2025

Tempo de Leitura: 2 minutos

Valor será utilizado para novidades em produtos e serviços e visa atender regras do país

A Volvo América Latina anunciou que irá investir cerca de R$ 1,5 bilhão nos próximos quatro anos. A companhia afirmou que concentrará esforços no desenvolvimento de ônibus e caminhões, além de ampliar sua rede de ofertas de serviços.

De acordo com a Volvo, uma parcela deste aporte financeiro será destinada a concluir ajustes para que seus veículos se adequem as novas normas do Euro 6 no Brasil. O novo programa Proconve P8 é voltado aos veículos pesados e começa a valer no primeiro dia de 2023.

Esta nova fase da Volvo começa num momento em que as perspectivas de mercado para os caminhões pesados e semipesados são excelentes, onde as vendas de veículos de 16 toneladas devem aumentar em 10%.

A montadora não informou se o investimento será utilizado para eletrificação de caminhões e ônibus, nem tampouco se produzirá novos modelos a gás. Contudo, a empresa já tem testes em andamento com ônibus elétricos em nossos países vizinhos, testes esses que devem se tornar cada vez mais frequentes.

Segundo o presidente da Volvo Wilson Lirmann, também deve ocorrer uma antecipação de comprar para renovação de frotas, visto que com as novas regras, os caminhões devem ficar mais caros a partir do ano que vem.

Ainda de acordo com dados da Volvo, o custo de produção dos caminhões nas normas Euro 6 deve ser até 20% maior, tornando mais viáveis e atrativos os caminhões com motores Euro 5, e assim, gerando uma corrida pela atualização antes que os preços subam. Para o consumidor, o aumento do preço pode chegar à 23%, de acordo com especialistas.

Segundo a montadora, 2021 foi seu melhor ano no país, desde a sua chegada em 1979. A empresa vendeu 17.980 unidades de veículos pesados, além de ter o caminhão mais vendido do Brasil, o Volvo FH540, com 8.935 unidades.

Fonte: Estadão, 03 de Fevereiro de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!