LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Shockwave Jet Truck atinge 605km/h em 6 segundos

Tempo de Leitura: 2 minutos

Caminhão mais rápido do mundo, o Shockwave Jet Truck é utilizado em corridas de arranque e compete com aeronaves

O Shockwave Jet Truck é espetacular. O caminhão mais rápido do mundo, produzido na mesma plataforma do lendário Peterbilt, é o caminhão mais veloz do mundo. Ele dispõe de uma invejável potência máxima de 36,5 mil cv e incríveis 2.908 mkgf (28.500 Nm) de torque. Assim, atinge 605km/h em 6 segundos e percorre 400m em 6,6 segundos.

A Damell Racing Enterprises projetou o mais veloz dos pesados. A empresa de Springfield, Oregon, nos Estados Unidos é especialista em preparação e ajustes de veículos, inclusive para velocidade.

Shockwave turbinado

Para atingir tamanha velocidade e curtíssimo espaço de tempo, o Shockwave precisou de turbinas. Dessa forma, o caminhão conta com três Pratt & Whitney J34-48, utilizadas em aviões norte-americanos de treinamento e combate, como o T-2 Buckeye. Contudo, os gastos também são enormes. O veículo consome 1,5 mil litros de combustível a cada 1,6km percorridos em média.

Vale lembrar que chega sair fogo dos motores quando estão em momento de aceleração. Para isso, os motores foram instalados em uma posição mais inclinada, afim de evitar incidentes com as chamas. Assim, o soltar fogo dos escapamentos com a pulverização do diesel no queimador do motor produzem esses efeitos de chamas impressionantes.

O sistema de freios do Shockwave é a disco em todas as rodas. Sendo assim, o caminhão precisa do auxilio de dois paraquedas na frenagem. Eles acionam quando o motor desliga, facilitando a parada do veículo com segurança.

Feito para dar show

A função do Shockwave é dar espetáculo. Tem sua participação exclusiva em corridas de Drag (arrancadas). Então, sua apresentação nas corridas tem como finalidade expor as novidades e avanços tecnológicos, além de dar show para o público. Dessa forma, o Shockwave já competiu com aeronaves para mostrar sua força.

Afinal, sua velocidade de 605km/h em 6 segundos não só bateu, como trucidou o antigo recorde da categoria. O Volvo Iron Knight, dono do antigo recorde, chegava “apenas” a 276km/h, segundo teste da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Fonte: Estadão, 28 de março de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!