LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

RNTRC: cuidado com o golpe da renovação

Tempo de Leitura: 2 minutos

A renovação do RNTRC, o Registro Nacional do Transportador de Carga, deixou de ser obrigatória, porém, golpistas seguem aproveitando

O RNTRC não precisa mais de renovação a cada cinco anos. De acordo com a resolução nº 5.982/2022 da ANTT, os documentos atuais tiveram sua validade estendida até o início de setembro deste ano. Isto é, quando entra em vigor a nova medida.

Porém, muitos profissionais não conhecem essa nova resolução. Por isso, caminhoneiros autônomos tem sido alvos frequentes de golpes ligados ao registro. Por conta da falta de informação, criminosos se aproveitam.

Leia também: Líder dos caminhoneiros não descarta paralisação

De acordo com a Confederação Nacional do Transportadores Autônomos (CNTA), diversos motoristas foram alvos deste golpe nos últimos meses. Dessa forma, os bandidos colocam medo nos profissionais, afirmando que sofreriam punições em caso de não renovação. Por exemplo, multas e perda do direito de transportar cargas.

Segundo Alziro da Motta Santos Filho, advogado do CNTA, o crime se enquadra como estelionato. Ou seja, se aproveitam da falta de informação para ludibriar e enganar os motoristas de transporte de cargas.

Os golpes acontecem de diversas formas, como via telefone ou Whatsapp. Uma das vítimas relatou que o estelionatário se dizia agente da ANTT e tinha até o logo da agência no status. O valor para renovação, segundo o golpista, seria de R$ 1.600. Ainda segundo vítimas de tentativa de golpe, os bandidos tinham acesso a todas as informações detalhadas dos veículos. Assim, seus argumentos se tornavam bastante convincentes.

RNTRC: inscrição é grátis

Segundo a ANTT, a inscrição no RNTRC é totalmente gratuita. Além disso, pode ser realizada pelo próprio motorista no portal RNTRC digital.

Em caso de dúvidas, os portais de contato com a ANTT são o WhatsApp (61) 99688-4306, o telefone 166 e o e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.

Por fim, a ANTT argumenta que o RNTRC tem como finalidade “disciplinar os profissionais, padronizando as condutas e garantindo que transportadores ilegais não prejudiquem o mercado.”

Fonte: Aline Feltrin, Portal Estradão, 06 de julho de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!