LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Qual a importância da diversificação de fornecedores para transportadoras menores

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os relacionamentos entre as transportadoras e os fornecedores estão sujeitos a muitos fatores, e a menor mudança no mercado pode levar à incerteza quanto à posição desses relacionamentos. O aumento das taxas de frete para carga total do caminhão, pacotes, remessas multimodais e até remessas diárias em um maior foco e ênfase em fazer com que as relações entre transportadoras e embarcadoras sejam as melhores possíveis e também as mais diversificadas.

Por que as transportadoras devem diversificar?

Especialmente quando falamos em transportadoras menores, é crucial que para um bom fluxo de trabalho, as transportadoras não fiquem refém de grandes embarcadores. Isso porque caso as embarcadoras tenham problemas, toda a frota da transportadora pode ficar sem trabalhar. O ideal é manter um leque de clientes e prestadores de serviço.

As remessas estão aumentando

O aumento contínuo das taxas e o uso crescente de remessas naturalmente levarão a mais comunicação entre embarcadores e transportadoras . Isso é o resultado de um aumento do volume sendo enviado e do aumento da complexidade das remessas. A falha em fornecer informações precisas e concluir todas as etapas de preparação levará a avaliações de desempenho insatisfatórias por parte dos clientes. Por isso, muitas vezes as transportadoras pequenas podem focar em trabalhar com embarcadores grandes e pequenos.

Gerenciamento de operações eficazes irão melhorar o envio

Não há problema algum em confiar mais no trabalho de um embarcador, um bom relacionamento resulta em uma operação eficaz. À medida que mais empresas procuram maneiras de obter o status de embarcador preferencial, os critérios de elegibilidade para o reconhecimento podem evoluir. Portanto, aqueles com este nível de reconhecimento existente devem permanecer em contato com as transportadoras para garantir que seu status não seja alterado.

Criar uma rede de fornecedores confiáveis

Criar um plano de negócios para sua transportadora é sempre uma boa ideia. Um plano de negócios cuidadosamente elaborado pode te ajudar a formar uma lista de fornecedores com prós e contras para sua frota trabalhar.

Prazos de pagamento e recebimento

Outro fator importante para ser observado são os prazos de pagamento e recebimento. Muitas vezes, transportadores menores não possuem caixa ou capital de giro, além de terem pouca margem entre recebimentos dos embarcadores e pagamento aos seus fornecedores (postos, aluguéis, funcionários, ferramentas de gestão…).

Ou seja, sempre que o embarcador sofrer uma dificuldade comercial ou financeira, a transportadora é impactada diretamente e, na grande maioria das vezes, não recebe juros no pagamento. Como a transportadora não pode atrasar salários e pagamentos aos seus principais fornecedores, acaba recorrendo a empréstimo dos bancos, pagando juros. E como trabalham com margens bem apertadas, muitas vezes esses casos podem levar a transportadora à falência.

Confiança

O embarque e o transporte requerem um certo nível de confiança. Confie que um  fornecedor  enviará as mercadorias que prometeu, em boas condições. Confie que o seu caminhão transportará essas mercadorias da melhor maneira possível, manuseando a carga com cuidado. Confie que o  comprador  receberá e pagará pelas mercadorias, conforme acordado. Dito isso, toda essa confiança é respaldada por acordos entre todas as partes.

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!