LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Programa de renovação de frotas deve começar já em julho

Tempo de Leitura: 2 minutos

O programa de renovação de frotas do governo, para caminhões e ônibus com vida útil maior que 30 anos, deve começar já neste mês

O Ministério da Economia informou que o programa de renovação de frotas começará em julho. A executiva do Ministério, Margarete Gandini, anunciou a informação em evento da AEA.

Em abril o governo lançou o programa chamado de “Renovar”. Ele consiste em um estímulo a compra de veículos pesados novos. Dessa forma, o governo compra veículos mais antigos, deteriorados e em final de vida útil, para que se comercializem novos veículos.

Se enquadram no programa de renovação de frotas os caminhões com mais de 30 anos de uso. Por outro lado, a idade mínima para ônibus e implementos rodoviários é de 20 anos.

Leia também: Governo lança programa para renovação de frotas

Segundo o Estradão, o próprio portal procurou o Ministério da Economia. De acordo com a comunicação, “o governo não comenta medidas ainda não publicadas oficialmente.”

Programa de renovação de frotas: veículos de 30 anos ou mais

A ideia da Anfavea é de que todos os veículos façam parte do programa Renovar. Entretanto, o governo pretende retirar os veículos com mais de 30 anos de uso nesse primeiro momento. Bem como os veículos que não cumpram os requisitos básicos de segurança do transporte.

A adesão ao programa será voluntária. Inclusive o governo oferecerá incentivos para que se estimule a procura pela entrega dos veículos. Isto é, ofertas de créditos e juros acessíveis na compra do veículo novo.

Ainda segundo as medidas do programa, empresas terceirizadas seriam responsáveis pelo desmonte dos veículos velhos. Assim, essas empresas seriam responsáveis por dar um destino para o que pode ou não se aproveitar em cada veículo.

A princípio, os valores dos créditos para o caminhoneiro giram em torno de R$ 20 mil para semileves e médios. Já para semipesados e pesados, esse valor será de R$ 30 mil, em média.

O renovar faz parte de uma série de promessas do governo federal para atender os caminhoneiros.

Fonte: Redação Estradão, 01 de julho de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!