LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Produção de caminhões aumenta em 7,5% em janeiro de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Números crescem em relação a janeiro anterior, mas caem em comparação a dezembro de 2021

O brasil produziu cerca de 9.463 unidades de caminhões em janeiro de 2022. Este número é 7,5% maior que o mesmo período do ano passado, onde a indústria fabricou 8.805. Entretanto, quando se olha para o último mês de dezembro, percebe-se uma forte queda de mais de 26%, visto que mês passado foram fabricados aproximadamente 12.400 caminhões. Os dados são da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos instaladas no país.

O presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, associa a queda com a nova crescente nos números de infectados pela variante Ômicron do vírus da COVID-19. Por conta de grandes afastamentos, funcionários infectados e consequentes diminuições nas linhas de montagem os números foram abaixo do que se imaginava. Contudo, Moraes afirma que não houve relatos de paralisação total de fábricas.

Os aumentos nas taxas de juros são motivo de grande preocupação para o setor, de acordo com o presidente da Anfavea. No começo do ano a taxa Selic foi fixada em 10,75% pelo Copom. Dessa forma, interfere diretamente no CDC (Crédito Direto ao Consumidor), que é o mais utilizado atualmente para se efetuar compras de caminhões.

Quando se fragmenta os números, nota-se que os caminhões pesados e semipesados obtiveram pequenos crescimentos nas vendas, em torno de 2,5%, enquanto nos médios, houve queda de mais de 15%.

Aumentos significativos de fato, foram registrados nas vendas de leves e semileves, onde os números mostraram crescimento de 33,4% e 66,7%, respectivamente. Os veículos leves atingiram a marca de 2.144 produzidos, enquanto os semileves, chegaram a 145.

Fonte: Estadão, fevereiro de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!