Segundo a Petrobras, desabastecimento pode ocorrer no terceiro trimestre, auge de transporte de soja no país
A Petrobras alerta o governo federal para a possibilidade de desabastecimento de diesel. As informações são da agência Reuters. O aviso destina-se, principalmente, ao terceiro trimestre, auge do transporte de soja no país. Assim, demandaria uma quantidade maior de combustível. A falta do diesel vem sendo sentida no mundo todo. De fato, agravada pelos conflitos na Ucrânia.
Leia também: STF mantém punição para quem recusar bafômetro
O aumento esperado no transporte de soja é compreensível. Com o mercado voltando a se aquecer após problemas com a pandemia, as expectativas quanto a produção do grão são ótimas. De acordo com o governo, a safra de grãos deve bater recorde em 2022, com mais de 258 milhões de toneladas.
Aliás, a soja é um dos três principais produtos da safra de grãos do Brasil. Dessa forma, com uma maior produção, também é esperado um crescimento nos transportes.
O comunicado da Petrobras vem em meio a um cenário de frequentes mudanças em sua presidência. Na última segunda-feira, mais uma troca foi anunciada. Ou seja, a quarta em dois anos. José Mauro Coelho, indicado em 6 de abril, deixa o comando da estatal. Caio Mário Paes de Andrade deve ser o substituto.
Todas essas ações devem ter reflexo em um ano eleitoral. A falta de diesel poderia prejudicar imagens. Por outro lado, o governo tenta mostrar que está lutando pela redução do preço dos combustíveis. Mas, segundo analistas de mercado, isso não deve influenciar. A princípio, os aumentos devem apenas vir em intervalos maiores.
Fonte: Tamara Nassif e Priscila Yazbek, Portal CNN, 25 de maio de 2022