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Novo caminhão da Volkswagen terá velocidade de cruzeiro preditivo

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VW Meteor já está em fase de testes com controle de cruzeiro preditivo (CCP), para maior economia de diesel

O novo Volkswagen Meteor contará com controle de velocidade de cruzeiro preditivo – também conhecido como CCP – um dispositivo que conta com câmbio automatizado e sistema de navegação por GPS. Dessa forma, o veículo reconhece automaticamente as condições da rodovia a frente, subidas, descidas, buracos na via, podendo escolher a marcha mais adequada sem a intervenção do condutor.

Para que isso fosse possível, foi introduzido no veículo o ZF Traxon, sistema que identifica topografia e condições da estrada com até 2km de antecedência, mesmo que seja a primeira vez do veículo naquela pista. O dispositivo já é utilizado nos caminhões da DAF e, segundo a empresa, além de gerar economia de 3% do diesel, controla a emissão de gases poluentes na atmosfera, já que contém as rotações do motor.

Os testes do CCP no Meteor estão bem avançados, de modo que até alguns clientes da marca já estão avaliando o novo produto. Entretanto não há uma data para que o recurso esteja disponível para todos no mercado. Existe a expectativa de que seja junto com as atualizações periódicas dos motores da linha dos pesados, que deve acontecer no segundo semestre.

VWCO/Divulgação
VWCO/Divulgação

O Volkswagen Meteor foi lançado no final de 2020 e teve mais de 4 mil unidades vendidas, colocando seus dois modelos 28.460 6×2 e 29.520 6×4 no top-10 das vendas entre os veículos pesados. O Meteor é considerado um “meio termo” entre o Constellation e o MAN TGX.

Em seus dois modelos, o novo queridinho da Volks tem suas diferenciações. O 28.460 conta com Peso Bruto Total (PBT) de 28 toneladas e um motor MAN D26 que contribui com 460 cv de potência e 234,5 mkgf de torque. Já o 29.520 traz consigo um peso total de até 74 toneladas e o motor com 520 cv e 254,9 mkgf.

VWCO/Divulgação
VWCO/Divulgação

Ambos os modelos são equipados com a transmissão automatizada da ZF, podendo variar as velocidades entre 12 ou 16 velocidades, de acordo com o respectivo modelo, além das três variações dos eixos que podem ser de 3.200 mm, 3.400 mm e 3.600 mm de acordo com o tamanho do tanque de combustível.

De fato, o veículo é uma novidade, algo não existia no mercado e promete bastante. Resta esperar as novidades para avaliações.

Fonte: Estadão, 15 de fevereiro de 2022

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