LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Nova CNH: veja as novidades do modelo de habilitação

Tempo de Leitura: 2 minutos

Nova CNH começou a ser emitida no primeiro dia de junho; motoristas podem escolher entre digital e documento físico

A nova carteira nacional de habilitação já começou a ser emitida. Nesta quarta-feira (1), os motoristas já começaram a receber o novo modelo de CNH. O novo documento tem tradução para três idiomas (português, inglês e espanhol). Assim, ele substituirá o antigo quando os motoristas forem renovando ou emitindo segundas vias.

Leia também: TruckPag estreia na Transpoeste

A determinação do Contran saiu em dezembro de 2021. Portanto, com a resolução nº 886, se efetivou algumas mudanças. Veja as principais novidades:

Dúvidas da Nova CNH

(Crédito: Contran/Divulgação)

– Não há necessidade de fazer a troca do documento imediatamente. Isso porque, o novo documento não invalida o documento antigo. As substituições das CNH’s antigas pelas novas acontecerão gradualmente. Quando emitirem ou renovarem as habilitações. Ou seja, o documento antigo mantém sua validade normalmente.

– O motorista poderá optar por obter a documentação física, digital ou ambas as formas.

– A nova CNH será composta por elementos gráficos e textuais que dificultem a falsificação. Aliás, a coluna com a categoria de habilitação virá com uma ilustração do veículo. Bem como, indicações se há exercício de atividade remunerada com a habilitação e possíveis restrições médicas.

– O documento também muda a distinção de “definitiva” e “permissão”. As letras “P” e “D” mostrarão se o motorista tem apenas a permissão ou já tem a versão final da habilitação.

Dessa forma, segundo o Ministério da Infraestrutura, a nova CNH está extremamente segura. A identificação em três idiomas justifica-se para facilitar a identificação de condutores do Brasil no exterior. Além disso, o documento conta com identificação em MRZ (Machine Readable Zone). O sistema é o mesmo utilizado em passaportes. Entretanto, é importante salientar que a nova CNH não substitui o passaporte.

Por fim, as cores fluorescentes do documento, que brilha no escuro, são visíveis apenas com luz ultravioleta. O holograma na parte inferior também dificulta a falsificação.

Fonte: Portal G1, 02 de junho de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!