LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Mulheres estão cada vez mais presentes no setor automotivo

Tempo de Leitura: 2 minutos

O setor automotivo é apenas um dos muitos mercados dominados por homens em que as mulheres estão entrando e quebrando todos os esteriótipos. Na última década, a indústria de caminhões evoluiu consideravelmente no que diz respeito à diversidade de gênero, com as mulheres assumindo funções de gerenciamento de frota e logística a desenvolvimento e engenharia de software de frota.

Setores dominados por homens, como gestão de frotas, transporte e logística podem se tornar assustadores para muitas mulheres, mas a mudança de cenário está melhorando as taxas de contratações femininas e a igualdade salarial. Para a maioria das empresas, o progresso está diretamente ligado a uma diversidade na liderança.

Numerosos estudos científicos demonstraram que a diversidade de gênero na força de trabalho promove a colaboração, a compreensão e a tolerância, além de aumentar a competitividade, a produtividade e a responsabilidade social corporativa.

No passado, a gestão de frotas e a área de logística eram dominadas pelos homens por causa de sua associação com o trabalho físico. No entanto, o avanço na tecnologia, automação e robótica proporcionou uma entrada mais acessível no campo, e as mulheres estão se preparando para ocupar e tirar o melhor desses setores.

Segundo o US Bureau of Labor Statistics, o setor de Comércio, Transporte e Serviços Públicos é o segundo maior empregador de mulheres, depois da manufatura. Em 2017, a indústria empregava mais de 11 milhões de mulheres, registrando um aumento de 3,9% em relação a 2006.

Mulheres nas estradas

Mulheres condutoras representam uma enorme força de trabalho inexplorada. Os especialistas explicam que mulheres têm mais paciência na estrada, por isso tem mais facilidade em realizar direção defensiva e alcançam a marca de até 27% menos chances de causar um acidente. Além de proporcionar um ambiente de trabalho diversificado, as empresas que apostam em condutoras também estão investindo em economia, já que quanto menor a taxa de acidentes menor a taxa de reparos.

Como encontrar mulheres dispostas a trabalhar no setor de frotas?

Seja no setor de gestão ou nas estradas, é importante que as empresas atraiam funcionárias mulheres para trabalhar os pontos do estilo de trabalho masculino e feminino. Pensando nisso, nós reunimos três dicas para empresas que querem contratar mais mulheres nessa área.

1- Incentivo: Trabalhe através das redes sociais e campanhas a ideia de mulheres ligadas a esse setor, faça com que o mercado entenda que sua empresa está de portas abertas para receber todos os gêneros e o que importa é a entrega do trabalho.

2- Crie um ambiente seguro na sua empresa: Muitas mulheres são capacitadas para as áreas de direção e frota mas não se sentem seguras para se candidatar para essas vagas. Crie um ambiente seguro e diverso no ambiente de trabalho, a cultura de cada empresa se reflete na maneira com que ela se comunica com todo o mercado.

3- Ofereça cursos para capacitar: Cursos de gestor de frota e para condutores já são um case de sucesso entre muitas empresas, mostre como sua empresa está preparada para treinar e capacitar talentos femininos.

Uma empresa com diversidade significa uma empresa com muito mais potencial de crescimento e inovação.

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!