LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Ministro diz que renovação de frotas de caminhões sairá do papel

Tempo de Leitura: 2 minutos

Programa Renovar para frotas de caminhões será encaminhado ao congresso; expectativa é colocá-lo em prática logo

Renovar a frota de caminhões é uma medida essencial para as transportadoras. Mantendo seus veículos novos e em melhores condições, os riscos de acidentes e grandes emissões de gases poluentes diminuem. Para facilitar a renovação, o Programa Renovar (Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária) deve – finalmente – sair do papel. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas o projeto deve ir ao Congresso nas próximas semanas para análise.

De acordo com o ministro, o programa está pronto e seus recursos para colocar em prática estão alinhados. “Precisamos colocar o programa em prática. Até porque, assim vamos conseguir corrigir possíveis falhas. A renovação da frota é importante. Sobretudo para o desenvolvimento do transporte e para o meio ambiente”, resumiu Tarcísio.

Em resumo, o Renovar pretende facilitar que os donos de frotas e caminhoneiros autônomos consigam trocar seus caminhões velhos por novos. Dessa forma, seria possível reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera e o consumo do diesel. Além disso, os custos para manutenções em veículos mais modernos são menores.

“Bônus Caminhoneiro” para frotas de caminhões

O programa Renovar ainda prevê que dará um destino correto para os caminhões velhos. Algumas empresas específicas serão credenciadas para cuidar das peças após o desmonte do veículo. O Programa também implementará o “bônus caminhoneiro”. Em síntese, um subsídio que facilita a compra de veículos 0km e seminovos em boas condições.

Ainda segundo o ministro, a adesão ao programa não será obrigatória. Os donos de caminhões antigos levarão seus veículos de maneira voluntária, contando inclusive com o perdão de débitos anteriores do caminhão. Assim, o objetivo será estimular a entrega e adesão maior ao programa.

Além disso, o Renovar fará parte do programa do governo federal Gigantes de Aço. Entre outras propostas, o programa conta com o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), que reúne todas as informações do veículo em um único lugar. Ou seja, facilita a vida do caminhoneiro quanto à comprovação de renda, linhas de crédito, pagamentos, licenças e demais necessidades.

Fonte: Estadão, março de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!