LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Mercedes-benz melhora o motor OM 471 do Actros

Tempo de Leitura: 2 minutos

Mercedes-Benz OM 471 chega em sua nova versão na Europa e deve atender a Euro 6 no Brasil também; promessa de mais força e economia

O motor Mercedes-Benz OM 471 recebeu melhorias. Conhecido como mais forte da empresa, o motor chega a sua terceira geração de seis cilindros. Um dos destaques do novo modelo é a redução em até 4% do consumo de diesel. Enquanto isso, o torque será 200nM maior que o anterior. O motor será lançado até o final do ano no mercado europeu. Porém, não existe uma data certa para chegar ao Brasil.

Entra em vigor em janeiro de 2023 no Brasil o Proconve Fase 8, equivalente a Euro 6. Trata-se de uma nova resolução que aumenta as exigências de controle de emissões de gases. Assim, é de se esperar que o OM 471 em sua nova versão chegue até o país, visto que atende as normas da Euro 6.

Novidades do OM 471

O novo motor recebeu diversas novidades. A cavidade dos pistões foi redesenhada. Além disso, os bicos injetores e cabeçote foram remodelados, proporcionando a redução de consumo de combustível. Para isso, foi necessário aumentar a taxa de compressão, que foi de 18,3:1 para 20,3:1. Dessa forma, atingindo pico de pressão de 250 bar e de maneira mais eficaz. Uma nova válvula de controle de pressão do óleo também foi adicionada.

A marca também anunciou que o motor chega com um novo óleo de baixa viscosidade. Ou seja, as perdas por atrito serão bem menores com o novo lubrificante.

Resultado disso, é que o motor consegue acelerar mais com menos contrapressão. Segundo o gerente de projeto da Daimler Truck, Christoph Mertens, o motor traz consigo economia sem a perda de desempenho. “Com isso, nosso objetivo é reduzir o custo total de propriedade a partir do baixo consumo de combustível”, cita Mertens.

Ainda de acordo com o executivo, a principal modificação está relacionada ao turbocompressor. Em outras palavras, o motor vem com dois turbocompressores novos, otimizando ainda mais o consumo de diesel.

Por fim, outro ponto de destaque do novo OM 471 é a transmissão. A G281 PowerShift Advanced também traz novidades, como velocidades de 7 e 12 marchas automatizadas e seleção mais precisa. Por isso, tem a expectativa de reduzir em até 40% as quebras de força de tração.

Fonte: Redação, Estradão, 12 de abril de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!