LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Manutenção preventiva e manutenção corretiva: Saiba as diferenças

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça as principais diferenças, quando fazer e o que podem causar no seu veículo

Todos os proprietários de frota de caminhões sabem que, de certo em certo tempo, seus veículos devem passar por manutenção, visando sempre a segurança para evitar problemas maiores. Um caminhão parado na oficina com certeza é sinônimo de prejuízo aos cofres da empresa, e para evitar, as manutenções devem ocorrer.

A manutenção preventiva é a que se baseia no controle. É aquela que é programada, que os veículos devem passar de tempos em tempos visando prevenir grandes problemas, que causariam um período de inatividade maior fora das estradas. Por conta disso, é uma manutenção de custos menores. É também considerada mais conservadora, pois diminui o desgaste de componentes, uma vez que são conferidos óleos, lubrificantes, filtros, pneus, alinhamentos, amortecedores, freios, entre outras peças que vão se desgastando com o tempo.

Semelhante à preventiva, a manutenção preditiva utiliza de equipamentos de alta tecnologia para identificar possíveis falhas no veículo, mostrando que deve passar por inspeções para evitar danos maiores. O fato de este “check-up” poder ser feito na empresa diminui os gastos por um lado, porém, a alta tecnologia e treinamento dos funcionários para utilização podem gerar um custo um pouco maior.

Já a manutenção corretiva é a medida drástica. Quando há necessidade de conserto na hora. Algum imprevisto, acidente, falta de prevenção, negligência das manutenções acima. Não é programado, então não gera custos recorrentes, mas quando acontece, deixa o veículo parado por certo período. A inatividade e os reparos geram custos, que podem ser mais altos devido à urgência.

É fundamental para uma transportadora que todos os seus veículos estejam em pleno funcionamento para que se cumpram os prazos de entrega. Para garantir que os prazos sejam cumpridos, os caminhões devem passar pelas manutenções, visando diminuir os impactos financeiros a empresa. Por se tratar de veículos pesados, qualquer falha pode simbolizar uma perda irreparável.

Em resumo, de uma forma geral, é mais importante efetuar manutenções preventivas e preditivas, que são programadas e tem um custo menor para evitar que sejam necessárias manutenções corretivas, que geram gastos maiores com oficinas, grandes danos e um período maior com o veículo parado, causando prejuízo.

Fonte: Blog Juntos no Caminho, 07 de fevereiro de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!