LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Iveco supera Scania e atinge objetivo no mercado nacional

Tempo de Leitura: 3 minutos

Após longo período, Iveco chega aos 10% de participação no mercado; meta é crescer ainda mais

A Iveco fechou o primeiro trimestre de 2022 com 10,4% de participação no mercado. A marca era bastante almejada pela empresa. Desde 2010 em busca dessa meta, a Iveco conseguiu atingir seu objetivo emplacando 3.374 caminhões e comerciais leves. Assim, a empresa assumiu a quarta colocação no ranking das montadoras no Brasil, ultrapassando a concorrente Scania. Esta, por sua vez, encerrou em quinto lugar, com 5,87% dos veículos. Veja na tabela abaixo:

Crescimento Iveco
Fonte: MA8 Consulting/Divulgação

Os dados são da MA8 Management Consulting Group. Segundo Orlando Merluzzi, sócio gestor do grupo, o maior desafio para a Iveco agora é se manter nessa colocação. De acordo com ele, o mercado irá reagir a esta subida da empresa, e a Scania, por exemplo, vai querer recuperar seu posto.

Maior oferta de caminhões

A Iveco sempre buscou essa marca de 10% dos veículos. Contudo, em 2018 foi quando a empresa acelerou de fato essa busca, quando renovou sua linha de veículos e serviços oferecidos. Um dos principais pontos dessa renovação foi a apresentação do Hi-Road. Uma nova linha de cavalos-mecânicos para o segmento dos pesados. Assim, os novos veículos tinham um design totalmente novo, moderno e uma maior oferta em itens de série. A princípio, os veículos também ficaram mais econômicos. Com o motor FPT Cursor, nas versões de 9 e 13 litros com potências que ultrapassam os 440cv e quase 240mkgf de torque.

Iveco e a aposta na linha Tector

Uma das grandes apostas da Iveco nos últimos anos foi a linha Tector. Logo após o lançamento, já haviam sido comercializados mais de 450 veículos, com grande destaque para os semipesados e médios, com a versão 11-190. Dessa forma, neste primeiro trimestre de 2022, o veículo conquistou o segundo lugar de vendas no segmento. Foram 287 unidades, que representam 10,66% do mercado no período.

A Iveco aproveitou bem as oportunidades. Mesmo sofrendo com a falta de componentes, sobretudo borracha e eletrônicos, a empresa conseguiu crescer. Assim, foi beneficiada por ter uma linha de veículos totalmente renovada e moderna. A gigante italiana também garantiu uma maior visibilidade. Visto que está ganhando cada vez mais espaço nas concessionárias do país. Além disso, tem crescido bastante em setores onde não era tão competitiva, por exemplo, o de caminhões pesados.

Serviços Iveco

Outro ponto que contribuiu para o sucesso da Iveco foi uma oferta de serviços cada vez melhor. Assim, o Iveco Connect foi fundamental. A plataforma exclusiva para Hi-Way e Hi-Road, permite acompanhar desempenho do motorista e do veículo.

Acima de tudo, a empresa ainda conta com 91 unidades de atendimento. A expectativa é crescer ainda mais em 2022, e encerrar o ano com mais de 100 pontos de assistência.

Investimentos e crescimento exponencial

A Iveco apresentou números extremamente positivos ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, registrou um crescimento de 70% em 2021, comparado a 2020. Enquanto isso, o mercado registrou crescimento de apenas 43%. Já em 2020, a marca cresceu 30%. Número de grande valor, visto que em um ano de pandemia, o mercado apresentou queda de 11%.

A promessa da empresa é investir R$ 1 bilhão até 2025 na América Latina. 60% do valor será destinado a novos produtos. Assim, os veículos devem atender as novas normas do Euro 6, que entra em vigor dia 1 de janeiro de 2023.

Fonte: Estadão, 09 de abril de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!