LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Frete poderá ser revisado se alta do diesel passar de 5%

Tempo de Leitura: 2 minutos

Frete anteriormente só poderia sofrer reajuste se valor do diesel ultrapassasse 10%; Nova medida alivia caminhoneiros

Caminhoneiros recebem boa notícia. Medida provisória publicada nesta terça-feira, 17, permite que o valor do frete sofra reajuste se o diesel subir 5%. Anteriormente, tal reajuste só se permitiria se o combustível aumentasse em 10%. A tabela de fretes da ANTT agora pode ser atualizada.

Leia também: Paralisação dos caminhoneiros é assunto em redes sociais

A medida nº 1.117 modifica a Lei nº 13.703. Esta lei define a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. A regra anterior permitia que a tabela de fretes fosse atualizada quando o diesel variasse em 10% ou mais. Assim, com a alteração de hoje, é esperado que a ANTT publique uma nova tabela atualizada.

Dito isso, leva-se em consideração uma série de fatores para constituir a tabela. A Secretaria-Geral da Presidência da República cita-os em nota. Entre eles, estão os custos fixos, como mão de obra, seguro, desgaste do veículo. Além disso, também existem os custos variáveis. Por exemplo, combustível, gasto de pneus, lubrificantes também estão entre os gastos que podem oscilar mês a mês.

Frete: influência do reajuste do diesel

Em resumo, semana passada começou a valer o reajuste da Petrobras. Com isso, o preço do diesel para as refinarias passou de R$ 4,51 para R$ 4,91. Ou seja, um aumento de 8,8%. Neste valor não seria possível um reajuste da tabele de frete, o que gerou revolta nos caminhoneiros pelo Brasil. Porém, com nova medida nº 1.117, os prestadores do serviço podem ficar mais aliviados.

Por fim, o valor do combustível para o consumidor já apresenta 96% de alta num período de três anos. Os dados são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Fonte: Hellen Leite, Portal R7, 17 de maio de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!