Dicas que todo motorista deveria saber – e entender – sobre os caminhões antes de cair na estrada
Você provavelmente já se deparou com caminhões nas estradas. Muito se julga os caminhões e caminhoneiros nas rodovias, mas será que essas críticas tem sentido? Quem critica sabe realmente como é dirigir um veículo pesado? É bem mais complexo do que parece.
Assim, separamos algumas dicas que todo motorista deveria saber – e aprender a respeitar – sobre os caminhões e caminhoneiros antes de pegar a estrada.
Caminhões são mais lentos
Não adianta exigir mais. Caminhões não podem passar dos 90km/h. Mesmo durante ultrapassagens, a velocidade máxima do caminhão deve ser respeitada. Portanto, não xingue, buzine… será um stress à toa e sem funcionalidade. Respeitando o limite, ele coloca menos vidas em risco.
Eles têm menos agilidade
Pelo tamanho, peso carregado… Caminhões demoram mais para realizar suas manobras. Ou seja, não acelere, não atrapalhe, apenas espere que ele conclua sua manobra. Faz parte do processo.
São mais altos
Por isso, a faixa da direita as vezes os atrapalha. Galhos de árvores, placas de sinalização, muitas vezes podem prejudicar a condução do motorista, que acaba recorrendo a faixa do meio. Assim, quando um caminhão for para faixa central aparentemente sem motivos, tenha calma antes de julgá-lo.
Buracos
Outro motivo que, fatalmente, fará eles fugirem da faixa da direita. Os impactos dos buracos são muito mais sentidos pelos caminhoneiros. Por conta do peso e tamanho, os prejuízos nos impactos são maiores e bem mais sentidos. Dessa forma, é muito mais viável que ele saia, esporadicamente, da faixa com irregularidades.
Maior alcance de visão do motorista
Por conta da cabine maior, os caminhoneiros tem uma visão mais ampla da rodovia. Isto é, eles podem te ajudar. Se for efetuar uma ultrapassagem dando seta para a esquerda e o caminhão também der o mesmo sinal, pode ter certeza que ele viu outro veículo vindo na direção. Isso poderia causar um acidente. Entenda, ele está te ajudando.
Provavelmente dirigindo há muito tempo
De fato, motoristas de caminhões em geral tem jornadas muito maiores de que os veículos leves. Assim, seja compreensivo. Eles podem estar cansados, estressados, irritados com as mais diversas dificuldades que a profissão lhes impõe. O motorista de caminhão é uma das profissões que mais causam doenças no Brasil. Portanto respeite, contribua.
Ele transporta para você
Tenha sempre em mente: O caminhoneiro facilita seu trabalho. Ele leva os produtos até bem mais perto de você. Ou seja, entenda que ele está te ajudando, que ele contribui para a praticidade de sua vida. O transporte rodoviário move o país.
Subidas: mais lentos ainda
Se os caminhões já são lentos em vias planas, na subida ficam mais ainda. Caminhões podem perder até 50% da velocidade em subidas. E claro, não é porque o motorista quer. Assim, seja paciente, procure a melhor opção para fazer a ultrapassagem pela esquerda.
Mais pontos cegos para o motorista
Os pontos cegos de um caminhão de 15 metros são, obviamente, maiores que os de um carro de 4 metros. Ou seja, esteja no campo de visão do caminhão a sua frente. A regra é: se você vê o motorista, ele também te vê. Assim, estando colado em um caminhão, ele provavelmente não irá te ver, aumentando os riscos de acidentes.
Motorista requer maior espaço para frenagem
Frear um caminhão não é tão simples. Por exemplo, um carro comum, a 80km/h, precisa de mais ou menos 40 metros para frear. Por outro lado, um caminhão com 40 toneladas precisa de 98 metros para parar. Dessa forma, evite frear bruscamente a frente de caminhões. Principalmente em descidas. Não é de propósito, não é falta de atenção.
Por fim, estes são alguns dos detalhes que podem ajudar a salvar vidas. Além disso, tornar as viagens mais tranquilas, menos estressantes. Seja para caminhoneiros ou motoristas de turismo, lazer, passeio.
Fonte: Portal Truckão Pé na Estrada, 14 de junho de 2022