LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Daimler Trucks interrompe parceria com a russa Kamaz

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Por conta de conflitos na Ucrânia, dona da Mercedes-Benz encerra vínculo de mais de 10 anos com gigante russa

A empresa Daimler Trucks, dona da Mercedes-Benz, encerrou sua associação econômica com a Kamaz, gigante russa do setor de caminhões. Como reflexo das invasões à Ucrânia, a Daimler deixa de fornecer peças e insumos para a produção de caminhões da antiga parceira.

A parceria é de longa data. São mais de 10 anos de cooperações e trabalho conjunto que obtiveram muito sucesso. Por exemplo, no ano passado ultrapassaram a marca de 25.000 caminhões produzidos em Naberezhyne Chelny, cidade russa onde se localiza uma das grandes fábricas da Kamaz.

As produções foram imediatamente paralisadas. “Tendo em vista os acontecimentos dos últimos dias, houve a decisão de encerrar as atividades comerciais na Rússia com efeito imediato até novo aviso. E a decisão será revista regularmente. E a Daimler Truck seguirá todas as medidas do governo alemão e da União Europeia (EU)” cita a Daimler em nota oficial. “Rejeitamos categoricamente qualquer forma de força militar”, completa e empresa, repudiando os atos de guerra.

Conheça a Kamaz

Há mais de 45 anos no mercado, a Kamaz é uma gigante no setor de produção de veículos comerciais. A cooperação entre a gigante russa e a Daimler se dava pela produção de veículos e cabines de uso civil da Mercedes-Benz. Ou seja, o acordo comercial não envolve a produção dos famosos veículos de Rally da Kamaz.

É importante ressaltar a produção e exportação também de veículos militares por parte da empresa. A empresa está em sua maior parte nas mãos do governo russo, tendo apenas 15% ligados à Daimler Trucks.

Fonte: Estadão, 01 de Março de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!