LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

3 Cuidados fundamentais com a saúde do motorista

Tempo de Leitura: 2 minutos

O dia a dia dos caminhoneiros é normalmente muito corrido, afinal, quanto mais tempo na estrada, mais dinheiro no bolso. Normalmente os caminhoneiros não levam uma vida muito saudável, principalmente pela dificuldade de ter uma rotina, pois estão cada dia estão em uma cidade diferente. As viagens nem sempre são para os mesmos destinos.

O motorista de caminhão viaja centenas de quilômetros por dia sentado e quando decide parar, é normalmente para refeição, e precisa manter o caminhão por perto, assegurando que sua ferramenta de trabalho esteja segura, assim como a carga que transporta. Normalmente, nessas paradas, vai até o restaurante do posto e a sua caminhada diária se limita a 200 metros por dia.

Os principais problemas de saúde que sofrem os motoristas são: Obesidade, hipertensão, cardiopatia e diabetes. Essas doenças são principalmente geradas pela falta de alongamentos, caminhadas, alimentação saudável e uma boa noite de sono.

Sabemos que nosso bem mais precioso é nossa saúde, por isso temos que colocá-la como prioridade na nossa vida sempre. Mas dicas simples e escolhas melhores, podem afetar a sua saúde e bem estar.

Faça paradas periódicas durante o dia:

Pelo menos 15% dos acidentes na rodovia são gerados devido a algum problemas de saúde do motorista, segundo a Organização Mundial da Saúde. Após 8 horas de direção seguida, as chances de acidente praticamente dobram. Portanto, a cada 2 ou 3 horas é indicado que o motorista pare, faça uma caminhada e alongue seu corpo.

Prefira alimentos mais saudáveis:

É normal que longe de casa a gente se alimente de forma mais displicente, optando por alimentos industrializados, mais práticos e que muitas vezes são mais fáceis de encontrar nas estradas. Esses alimentos mais gordurosos podem desenvolver a diabetes, hipertensão e até mesmo doenças do coração. Além disso, esses alimentos exigem mais esforço na digestão, causando sensação de cansaço e aumentando os riscos de acidente.

Durma bem:

Dormir pelo menos 8 horas por dia é essencial para todos, principalmente para o motorista que está o dia todo dirigindo, exposto aos riscos das estradas e necessitam que o cérebro processe as informações de forma mais eficiente, proporcionando um melhor reflexo. O motorista sonolento é semelhante a um motorista alcoolizado ou até mesmo drogado. O sono deve ser programado sempre antes e o só deve seguir viagem se realmente estiver sem sono.

Alguns postos estão preparados para receber esses caminhoneiros, sabem dos cuidados que devem ser tomados e proporcionam recursos fundamentais: Academias ao ar livre, restaurantes com opções mais saudáveis, estacionamentos com segurança máxima, para garantir uma boa noite de sono. Até programas de vacinação, exames e conscientização aos motoristas são realizados em alguns postos. Fale com os seus postos parceiros.

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!