LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Conheça a nova PEC dos combustíveis, apelidada de “Kamikaze”

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Projeto tem como finalidade abaixar o preço dos combustíveis, mas deve ter efeito contrário, segundo economistas

A proposta de emenda constitucional (PEC) que vem sendo discutida no senado foi apelidada de “Kamikaze” pelos parlamentares. O termo se refere à pilotos japoneses da Segunda Guerra Mundial, destinados a cometerem ataques suicidas. Isso porque o projeto prevê um custo de R$ 100 bilhões para o governo federal, e pode obter um resultado totalmente adverso.

A PEC elaborada pelo Senador Carlos Fávaro (PSD-MT), prevê uma redução nos impostos federais sobre combustíveis, criação de vale-diesel de R$ 1.200,00 para caminhoneiros autônomos, mudanças de recursos para empresas de ônibus urbanos e aumento do vale gás para famílias de baixa renda (em alguns casos, cobrindo até 100% do valor do produto). Contudo, segundo a economia, o efeito dessa proposta – se aprovada – será o inverso.

O preço dos combustíveis tende a subir, tendo em vista que o custo do produto terá um aumento maior que a redução de tributos federais prevista. Seria, como o próprio nome remete, um suicídio. Além deste aumento a “desastrosa” PEC causaria aumento no preço do dólar, que também poderia influenciar em novos aumentos nos postos.

A Proposta ainda passará por votação. A economia tenta limitar que só se zere os impostos do Diesel, afim de diminuir os prejuízos com o dólar e os juros.

Fonte: Poder360, 04 de Fevereiro de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!