Como Gerar Economia Com Manutenção De Caminhões

Como Gerar Economia Com Manutenção De Caminhões

Tempo de Leitura: 3 minutos
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Todos nós sabemos que os custos de transporte estão aumentando. As razões para o aumento são muitas. Preços mais altos dos combustíveis, os custos dos pneus, custos de óleo, ou seja, não é apenas o combustível que ficou mais caro, as peças dos caminhões e os itens de manutenção também aumentaram os preços. E o que fazer para economizar com as frotas de caminhões? No post de hoje vamos dar algumas dicas para as transportadoras e frotas de caminhões.

Estruturas Próprias

Muitas transportadoras já estão aderindo às próprias estruturas de manutenção para suas frotas de caminhões. E o que isso quer dizer? Quer dizer que elas conseguem montar estruturas para realizar algumas manutenções diárias como troca de óleos, de pneus e também para manutenções mais pesadas como as que precisam de um mecânico. A estrutura própria tem se mostrado uma ótima maneira de economizar, já que os caminhões rodam por muito tempo e por isso estão sempre precisando de ajustes.

Um exemplo de funcionamento de estruturas próprias é quando acontecem grandes acidentes, ou desastres naturais envolvendo vendavais e chuvas. Os postos de manutenção ficam todos cheios para atender as frotas, já as frotas com estrutura própria conseguem realizar esse serviço de maneira rápida e eficaz, sem concorrência.

Manutenção Preventiva

Sim, o preço das coisas aumentaram e é por isso que é ainda mais econômico fazer a manutenção preventiva. A manutenção preventiva programada regularmente pode resolver muitos desses custos. Na verdade, lidar com apenas 35% dos problemas previstos poderia economizar milhões para uma frota de caminhões.

Dicas De Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é a melhor maneira de manter sua frota de caminhões funcionando de forma confiável e reduzir o risco de quebra. Confira algumas dicas para realizar a manutenção preventiva em caminhões

  1. Verifique os níveis de fluido: verificar o óleo do motor, líquido de arrefecimento, transmissão, freio, direção hidráulica e outros fluidos sob o capô leva apenas alguns minutos e é uma maneira fácil de evitar grandes problemas. Se você observar uma queda no nível de fluido entre as verificações, é uma boa indicação de que você tem um problema de consumo ou vazamento e pode corrigi-lo antes que se torne um problema grave.
  2. Verifique a pressão dos pneus: qualquer caminhoneiro dirá que a pressão dos pneus é fundamental para verificar com frequência em seu caminhão grande ou reboque de trator. Os pneus são o seu contato com a estrada e você deseja que sejam inflados corretamente para evitar desgaste irregular, maximizar a economia de combustível e fornecer tração, frenagem e capacidade de transporte de carga ideais em todos os momentos.
  3. Verifique os pneus: o desgaste irregular dos pneus pode estar relacionado a problemas de pressão dos pneus ou a problemas de alinhamento ou suspensão. Inclua uma verificação do estado dos pneus e da profundidade do piso como parte do seu plano de manutenção preventiva. Todos nós sabemos o quão perigoso pode ser um pneu furado em uma rodovia, então evite o custo, o atraso e o perigo de um vazamento inspecionando seus pneus com frequência.
  4. Inspecione seus freios : quando estiver carregando uma carga completa, você quer ter certeza de que pode ser parado com segurança. Verifique frequentemente os freios e substitua-os quando atingirem a condição de desgaste mínimo. Procure também desgaste uniforme de um lado para o outro e da frente para trás. Isso pode ser um sinal de que seu sistema de freio não está equilibrado e requer reparos ou ajustes para fornecer o desempenho de frenagem correto.
  5. Faça um teste de carga da bateria e verificação do sistema elétrico : A condução de longa distância e paradas e partidas frequentes colocam o sistema elétrico do seu caminhão à prova. É uma boa ideia adicionar sua bateria, alternador e sistema elétrico à sua lista de manutenção preventiva para uma verificação anual.
  6. Inspecione sua caixa de câmbio e embreagem: A combinação de motores de alto torque e cargas pesadas significa que sua caixa de câmbio e embreagem são trabalhadas cada vez que você pega a estrada. Uma inspeção regular da caixa de engrenagens e a verificação de que ela está funcionando corretamente podem ajudá-lo a detectar os problemas à medida que eles surgem.
  7. Verifique a iluminação externa : uma verificação geral rápida da iluminação externa ajuda a pegar as lâmpadas queimadas e substituí-las antes de pegar a estrada. Evite ficar parado e perder tempo com uma lâmpada queimada e verifique se todas as luzes de funcionamento, freios, sinais e perigo estão funcionando corretamente como parte de sua manutenção preventiva.

Deixe uma resposta

Você também pode gostar de ler:

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!

Inscreva-se para receber as
últimas novidades por email:

%d blogueiros gostam disto: