LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Como a Telemetria Pode Ajudar no Desempenho das Frotas

Tempo de Leitura: 3 minutos

O que é telemetria e como pode melhorar o desempenho da sua frota?

A gestão de frotas envolve muitas funções, incluindo manutenção e finanças de veículos, rastreamento e diagnóstico de veículos, gerenciamento de motoristas de frota e gerenciamento de combustível. Manter o controle de todos os carros, vans, trens, navios e caminhões é uma tarefa elaborada. Por isso softwares de manutenção de frota, especialmente tecnologias como a telemetria, podem facilitar o trabalho dos gestores e melhorar o desempenho dos condutores.

Telemetria e redução de custos

Pesquisas realizadas por especialistas em frotas mostram que utilizando a telemetria uma empresa pode reduzir seu consumo de combustível em 20 a 25%, o tempo ocioso em 20 a 30%, as horas extras em 10 a 15% e as milhas dirigidas em 5 a 10%.

Portanto, há muitas vantagens em usar um sistema de rastreamento para gerenciamento de frota. Um sistema de telemetria pode ser aprimorado e abranger o rastreamento, controle de rotas, velocidade da via e todos esses pontos contribuem para melhorar o desempenho da empresa e do motorista.

O software de telemetria conecta sua frota de veículos com o gestor para fornecer dados detalhados sobre os veículos. O rastreador coloca esses dados online de maneira organizada e fica muito mais fácil para você ver onde estão os veículos conectados. Tal arranjo contribui para a gestão competente do trabalho e do fluxo de trabalho, melhorando assim a eficiência do combustível.

Monitorar os motoristas e entender seu estilo de direção

As soluções de telemetria vem com sensores para detectar a aceleração, bem como movimentos abruptos, incluindo direção excessiva, excesso de velocidade, frenagem brusca, tempo de marcha lenta e velocidade atual.

O monitoramento de todas essas atividades de um motorista dá ao gestor de frota uma boa ideia sobre o comportamento dos motoristas e também os fatores que estão empurrando para cima as contas de combustível de sua empresa.

Informações detalhadas ajudam você a atender o recrutamento e gerenciamento de seus motoristas que, de outra forma, podem não apenas afetar o orçamento de sua empresa, mas podem comprometer o crédito e a segurança de sua equipe como um todo.

Qual a importância do rastreamento para as empresas?

O rastreador GPS oferece rastreamento em tempo real dos veículos conectados com o GPS conectado ao adaptador colocado sob o assento do motorista. O rastreador continua monitorando as métricas de desempenho e atualizando na nuvem usando uma conexão de dados de alta velocidade. Qualquer pessoa com acesso à nuvem pode verificar os veículos conectados se movendo em um mapa.

Curiosamente, um aplicativo da web ou um celular mantém você em contato com as atualizações em tempo real, independentemente de você estar em um local remoto ou no escritório. Mais de uma pessoa pode ter acesso a essas informações, podendo o setor tomar decisões de novas viagens ou até mesmo tratar algo suspeito como furto ou problemas de saúde do motorista.

Os aplicativos móveis personalizados enviam notificações e alertas. Por exemplo, é difícil rastrear se um motorista está freando com força em um grande mapa que mostra centenas de veículos em movimento. Mas um alerta imediatamente direciona sua atenção para ele.

Resumindo, a telemetria é a melhor forma de melhorar a gestão da frota, além de trazer economia e mais segurança para os envolvidos.

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!