LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Caminhões utilizados nas pistas contribuem para desenvolvimento nas estradas

Tempo de Leitura: 2 minutos

Desenvolvimentos realizados na Copa Truck, são trazidos para caminhões nas estradas brasileiras

As grandes marcas de caminhões estão presentes na Copa Truck. Volkswagen, Iveco, Scania, Mercedes-Benz, são algumas das principais concorrentes. Dessa forma, seu objetivo é levar tecnologia e avanços para fazer seus caminhões os mais rápidos das pistas. As gigantes utilizam seus veículos da estrada nas pistas e os modifica para competição. Em seguida, faz o caminho inverso. Assim, traz as inovações das pistas para as rodovias.

O vice-presidente de Engenharia e CTO da Volkswagen Caminhões, Rodrigo Chaves, detalha como é feito este trabalho: “Utilizamos a estrutura original dos caminhões de rua e a adaptamos desde o chassi até a cabine para obtenção da máxima eficiência nas pistas. Para isso, conversamos com os pilotos para obter as informações que irão nos ajudar a otimizar veículo. (…) Além disso, durante os treinos utilizamos um equipamento para medir dados operacionais dos veículos, a fim de atingirmos o melhor nos quesitos performance, fumaça e dinâmica veicular”.

Após os testes em veículos de corrida, as tecnologias podem ser trazidas para as estradas. Esta é uma forma bastante comum de se testar e aprimorar os equipamentos para o um setor de características diferentes. Ainda segundo Rodrigo Chaves, as etapas de uma Copa Truck servem como uma espécie de laboratório. Assim, após uma série de análises e testes para os caminhões em competição, se identifica melhorias para os caminhões estradeiros. Entretanto, algumas tecnologias precisam de modificações para se adaptar às rodovias.

Caminhões e a Copa Truck 2022

A Copa Truck teve início este ano com duas etapas em Santa Cruz do Sul (RS). Nos dias 12 e 13 de março, a cidade foi sede da abertura da competição. A próxima etapa está prevista para 1º de maio no Autódromo de Interlagos (SP). Em seguida, a Copa parte para o Centro-Oeste, mais precisamente em Goiânia (GO), no dia 5 de junho.

Fonte: Blog do Caminhoneiro, 05 de abril de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!