LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Caminhões Elétricos São Realidade no Brasil

Tempo de Leitura: 3 minutos

Fundamental para a economia, o transporte de cargas acaba consumindo um recurso finito: o petróleo. Muito se estuda sobre como manter o setor sempre em frente sem esgotar os recursos necessários da terra. Uma das apostas é a utilização de caminhões elétricos em larga escala. Mas, vale a pena? Devo avaliar adicionar caminhões elétricos à frota? Quais são os modelos disponíveis? Vamos entender mais sobre essa solução e quais são as vantagens e desvantagens do caminhão elétrico.

As Empresas e o Impacto Ambiental

É responsabilidade de todas as empresas estarem sempre atualizadas em formas de reduzir seu impacto negativo no meio ambiente. Muitas empresas possuem grandes projetos ambientais para equilibrar o desgaste que seu funcionamento causa na natureza e buscam tornar seu próprio funcionamento cada vez mais sustentável e ecologicamente correto. Além de prezarem pela manutenção dos recursos naturais dos quais tanto dependemos, essas ações acabam se tornando um marketing muito positivo para as empresas.

Como funciona um caminhão elétrico?

O caminhão elétrico, como já diz seu nome, utiliza um motor elétrico para gerar força de tração no lugar de um motor a combustão. E como abastecer um veículo elétrico? Sabe como a gente carrega o celular? O princípio é semelhante. O motor elétrico requer que, ao invés de um tanque de combustível, o veículo tenha baterias que podem ser carregadas plugando aos pontos de recarga.

Vantagens dos caminhões elétricos

  • Menor impacto ambiental

Por não haver queima de combustível, os caminhões elétricos são muito mais ecologicamente corretos do que qualquer motor a combustão, já que não há emissão de fumaça poluente. A utilização de caminhões elétricos é um facilitador para cumprir as regras cada vez mais rígidas de emissões de poluentes. Cada vez fica mais claro que o aquecimento global é uma realidade e existe uma grande necessidade de redução dos níveis de CO.

Os caminhões elétricos fazem bem menos barulho do que os movidos a combustível, por não haver escapamento de fumaça nem explosão dentro do motor.

O custo operacional de um caminhão elétrico pode ser em média 65% menor do que de um movido a combustível.

O objetivo dos caminhões elétricos é reduzir impacto ambiental e não esgotar recursos naturais. Mas não podemos negar que agregam um marketing muito positivo para as empresas que os adotam. Preocupação com sustentabilidade e meio ambiente ainda é um diferencial, mas espera-se que em pouco tempo seja um cuidado básico para todas as empresas.

Desvantagens dos caminhões elétricos

Claro que para tudo existem vantagens e desvantagens.

  • Os caminhões elétricos podem custar até 3 vezes mais do que os a diesel
  • Muitas peças dependerão da cotação do dólar
  • Os pontos de recarga no Brasil ainda são poucos.

Caminhões elétricos fabricados no Brasil

Todas as grandes fabricantes de caminhões têm ao menos um modelo elétrico, sendo que alguns deles já estão sendo comercializados. O e-Delivery foi o primeiro modelo de caminhão elétrico produzido no Brasil, pela Volkswagen.

Empresas que já utilizam caminhões elétricos no Brasil

O e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico da Volkswagen e foi desenvolvido em parceria com a Ambev, que já encomendou um lote de 100 unidades. A Ambev planeja ter 1.600 unidades do e-Delivery em sua frota de veículos zero emissão até 2025. 

O e-Delivery rodou mais de 45.000 km em testes, deixando de emitir mais de 34 toneladas de CO2 e de consumir mais de 10.000 litros de diesel. O ciclo também confirmou um potencial de regenerar cerca de 40% da energia da frenagem ou mesmo em desacelerações e, assim, alimentar as baterias.

Ou seja, o caminhão elétrico já é uma realidade no Brasil e promete ser cada vez mais visto nas ruas do país. Você pretende adicionar um à sua frota?

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!