LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

BR Distribuidora Muda de Nome Para Vibra Energia

Tempo de Leitura: 3 minutos

Em junho de 2021 a Petrobras vendeu sua parte remanescente na BR. Entre os vários impactos dessa notícia, um deles está diretamente ligado ao novo branding da marca, ou seja, ao seu nome. O novo nome foi anunciado durante uma live no dia 19 de agosto. Nela, o presidente da companhia, Wilson Ferreira Junior fez o anúncio.

Segundo o presidente, a nova marca está ligada a essa venda e também a um novo posicionamento no mercado. A empresa está buscando se fortalecer como uma companhia de energia que busca a economia pelo baixo carbono. Para a nova Vibra, os caminhos para a redução energética são agora os mais importantes.

“Liderei várias transformações empresariais nos últimos 25 anos, a maior parte delas no pós ou no pré-privatização. Quando cheguei aqui a transformação já estava em ritmo acelerado. Vamos pensar em novos negócios para a transição energética, na importância da conveniência, dos negócios da chamada adjacência, da fidelidade e meios de pagamentos digital“, comentou o presidente.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Vibra, Leonardo de Castro Burgos, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing, apontou que a marca vai continuar a mesma nos postos de gasolina e que a licença ainda é exclusiva da Petrobras, assim como nos aviões onde a marca BR Aviation continua. “A marca BR Aviation continuará sendo referência de qualidade e segurança nas operações”, disse.

Novo branding e novos propósitos

Para a companhia, a mudança de nome também faz parte de uma independência vivida pela Vibra Energia, que esteve controlada pela Petrobras nas últimas décadas. Desde 2017 a gigante já vinha se desfazendo de ações da antiga BR Distribuidora. A desestatização só foi acontecer em 2019 quando a Petrobras diminuiu a sua participação de 71% para 41%. E em junho de 2021, finalizou completamente a venda.

Desde que assumiu a companhia em março, Ferreira Junior já falava sobre uma nova empresa voltada para energia limpa, que vá além da venda de combustíveis. Por isso a nova marca foi um passo fundamental para iniciar esse processo.

Fred Gelli, proprietário do escritório Tátil Design, um dos criadores da logomarca das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, foi o responsável pela criação do conceito e logo da Vibra Energia. Segundo ele, o processo foi desafiador: “A marca tinha que representar a energia, mas com um lado mais humano. Por isso, o símbolo da logomarca lembra energia, mas também o pulsar de um coração“, conta Gelli. “E as letras BR continuam na nossa marca, mas sem tanto destaque porque queremos valorizar a nossa autonomia e independência nesse novo momento.”

A Vibra Energia

A Vibra Energia tem em seu portfólio 18 mil clientes corporativos, os segmentos estão divididos em aviação, transporte, comércio, indústrias eletrointensivas, produtos químicos, supply house e agronegócio.

A empresa também é uma das líderes em lubrificantes com a linha Lubrax, com mais de 600 produtos automotivos, industriais, marítimos e ferroviários. Em conveniência, a Vibra Energia está presente em todos os postos com a marca BR Mania, e a BR Aviation abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros.

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!