LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Boas Práticas De Gestão De Combustível Para Frotas De Caminhão

Tempo de Leitura: 2 minutos

O combustível e a manutenção são as maiores despesas operacionais da frota ano após ano. Com a alta dos combustíveis, atualmente o combustível representa 50% do orçamento operacional total da frota de uma empresa, o que torna o rastreamento e o gerenciamento do consumo de combustível uma obrigação para os operadores de frota.

Embora seja verdade que você nunca será capaz de prever ou alterar o custo por galão porque os preços do petróleo estão sempre mudando e sua empresa sempre terá certos mínimos operacionais que deve manter, é importante perceber que muitos dos fatores que os gastos com combustível da frota de influência estão sob seu controle.

Como você gerencia o combustível para a frota?

A melhor maneira de gerenciar os custos de combustível da frota é criar um sistema de gerenciamento de combustível, e a melhor solução para criar um programa de combustível como este é usando um software de gerenciamento de frota.

O uso de software para gerenciar sua frota fornece estatísticas claras, precisas e acionáveis. Rastrear a quilometragem do caminhão, as necessidades de manutenção e a velocidade média ajuda a informá-lo sobre quais caminhões, motoristas e rotas exigem mais combustível. Como você só pode melhorar o que mede, esses dados são uma parte crucial do monitoramento e, em última análise, da redução dos custos de combustível da frota.

Dimensione sua frota corretamente

Crescer e escalar é difícil, e é por isso que é bastante comum que as frotas tenham muitos ou poucos veículos. Avaliar estrategicamente o tamanho e a carga de trabalho de sua frota deve destacar quaisquer ineficiências, ajudando você a cortar despesas onde você pode. Procure ter o número certo de caminhões em sua frota ou para tornar os veículos que você possui mais eficientes com o mapeamento de rotas.

Programe a manutenção do veículo

Se você está procurando economizar dinheiro em combustível da frota, não ignore a manutenção regular do veículo. Na verdade, recomendamos programar a manutenção proativa para garantir que sua frota esteja sempre em ótima forma.

Algo tão simples como o desalinhamento das rodas pode reduzir a eficiência de um veículo, o que significa que ele exigirá mais combustível para funcionar bem. E os serviços regulares o ajudarão a manter os custos de manutenção ao mínimo.

Verifique a pressão dos pneus

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, você pode melhorar sua milhagem de gás em 0,6% a 3% simplesmente enchendo os pneus de maneira adequada. A pesquisa indica que pneus com pressão insuficiente podem reduzir a quilometragem em 0,2%. Aqui no site já explicamos a importância dos pneus para as frotas de caminhões, confira.

Use cartões de combustível do motorista

Um programa de cartão de combustível controlado torna o gerenciamento de combustível da frota interna muito mais fácil. Ao monitorar as compras de combustível, um cartão de combustível do motorista dá a você mais controle sobre os gastos dos funcionários, definindo limites em torno de coisas como:

  • Quais estações os motoristas visitam
  • Com que frequência os motoristas abastecem
  • A que horas do dia o combustível pode ser comprado
  • Quanto combustível é bombeado por visita
  • Esses cartões também fornecem dados e relatórios, que você pode usar para limitar gastos indevidos e evitar fraudes com cartões de combustível do motorista.
InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!