LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Aumento no preço do diesel pressiona reajuste no valor do frete no Brasil

Tempo de Leitura: 2 minutos

Especialistas dizem que, com a alta de 25% do diesel, seria necessário reajuste de 8,75% no frete

O aumento de 25% no valor do diesel, anunciado pela Petrobrás nos últimos dias, terá consequências. Uma delas deve ser o reajuste no preço do frete nacional. A CNT (Confederação Nacional do Transporte) defende que é necessária uma revisão do valor para evitar problemas para as empresas. Entretanto, antes mesmo deste último aumento, algumas companhias já negociavam com clientes sobre a alta de mais de 50% no ano passado.

Por outro lado, a Associação Nacional de Transporte e Logística (NTC) defende que haja um reajuste de, no mínimo, 8,75% para 2022. Também defende que esse aumento seja negociável para contratos novos e já existentes.

Dessa forma, a NTC afirma também que esta é única forma de revidar aos sucessivos aumentos que veem ocorrendo. Além disso, o diesel é o responsável pelos maiores custos de um transporte. Em alguns casos o combustível representa até 50% do custo total.

Tabela do frete: reajuste

Até o momento a ANTT (Agência Nacional do Transporte Terrestre) não efetuou reajustes na tabela do frete. Isso porque o combustível precisaria atingir aumento de 10% nas bombas, como é previsto em lei. Em comunicado oficial, a Agência informa que está antenada as atualizações da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Do mesmo modo, a ANP realiza pesquisas semanais sobre o reflexo do reajuste das refinarias nas bombas de combustível.

A ANTT informou que o valores que impactam no preço do frete são os das bombas, e não das refinarias. Assim, reajustes não ocorrem de forma imediata.

Importância da Gestão do Diesel

Sendo assim, com os preços disparando, uma Gestão de Abastecimento torna-se cada vez mais importante. Colocar na ponta do lápis todos os gastos é imprescindível. Assim como o valor do frete. Todos os gastos devem ser contabilizados. Desde fixos, como salário do motorista, combustível, pneus, até manutenções imprevistas e seguros.

Fonte: Estadão, 17 de março de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!