LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

ANTT anuncia reajuste do frete mínimo pela quarta vez no ano

Tempo de Leitura: 2 minutos

Reajuste do frete ainda não foi publicado no Diário Oficial da União; aumentos chegam a quase 2%

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou um novo reajuste na tabela do frete mínimo para o transporte de cargas. Isto é, a quarta vez desde o início de 2022. Em média, o aumento desse reajuste chega a 0,87% para transportes com veículos de alto desempenho. Bem como, 1,96% para veículos de carga lotação.

Por enquanto, ainda não houve publicação do reajuste no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias.

Leia também: Manutenção preventiva pode economizar até 30% em custo operacional

Quarto reajuste do frete em 2022

É a quarta vez que a ANTT reajusta a tabela do frete em 2022. Pela Lei do Piso Mínimo, a tabela deve ser atualizada duas vezes ao ano. Até as datas de 20 de janeiro e 20 de julho. Porém, também se permite a atualização quando os valores do diesel na bomba variarem em mais de 10%. Ou seja, essa é a quarta vez que a Agência tem a permissão para reajustar.

O primeiro reajuste do frete aconteceu em 20 de janeiro, seguindo a Lei do Piso Mínimo. Contudo, em março, o aumento dos combustíveis fez com que a tabela novamente sofresse alteração. Após os frequentes aumentos do Petróleo e do diesel, também por conta dos conflitos na Ucrânia, o Governo interviu. A criação da MP 1.117/22 alterou o gatilho para mudança, de 10% para 5%. Dessa forma, em junho, com novo aumento, o gatilho acionou e a ANTT promoveu o terceiro reajuste do frete mínimo.

Agora, nesta semana, o quarto reajuste já era previsto. Conforme a Lei do Piso Mínimo, a data de 20 julho possibilita nova alteração. Entretanto, como o intervalo entre este e o último reajuste foi pequeno, a revisão considerou a aplicação do IPCA sobre os valores do diesel S10, divulgados pela ANP entre 10 e 16 de julho.

O Portal Truckão Pé na Estrada traz uma ferramenta de cálculo de frete de forma bastante facilitada, clicando aqui.

Fonte: Jacqueline Maria da Silva, Portal Truckão Pé na Estrada, 22 de julho de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!