LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Alta dos combustíveis: Veja dicas para economizar Diesel

Tempo de Leitura: 2 minutos

É fato que para a gestão de uma frota, poupar combustível é imprescindível. Com os preços disparando e aumentos anunciados pela Petrobrás, economizar se torna ainda mais importante. Sendo assim, o óleo diesel representa um custo muito alto para os proprietários de meios de transporte. Em alguns casos, representa até 50% do custo com caminhões pesados, de acordo com especialistas.

Visto isso, toda e qualquer medida para que evite o consumo exagerado do combustível é bem-vinda. Assim, algumas dicas passam a ser essenciais para a manutenção de sua frota. Veja abaixo algumas importante – e simples – instruções para auxiliar na economia.

Treinamento de Motoristas

Seja dono de frota ou autônomo, esta é uma dica importante. Por mais que os veículos mais modernos facilitem a vida dos motoristas, é importante saber as especificidades de cada um. Cursos de direção e condução sempre serão importantes para instruir uma melhor maneira de dirigir.

Planejamento de Rota

Quando não se planeja a rota, gastos extras podem acontecer. Sendo assim, é imprescindível saber escolher o melhor caminho, para não andar “a toa” e gerar gastos desnecessários.

Não sobrecarregar

O Excesso de carga é um dos erros mais cometidos pelos frotistas. Uma carga maior que o limite gera mais gasto de diesel. Além do desgaste de peças do caminhão e aumento nas chances de acidentes, que inviabilizariam a entrega da mercadoria. Daqui voltamos ao primeiro item. Dessa forma, escolher um bom motorista, treinado, que possa estar atento a esses erros contribui bastante.

Combustíveis confiáveis

Sempre abastecer em postos onde se sabe a qualidade do combustível. Um combustível de má procedência gera um gasto maior. Além disso, está propenso a danificar as peças do veículo.

Calibragem ideal dos pneus

Um pneu descalibrado exige maior força do motor, consequentemente, gerando maiores gastos com combustível. Então, procure manter a calibragem correta de todos os pneus do veículo. Não esquecer dos steps.

Velocidade e Marchas

É simples, uma velocidade excessiva exige mais do motor. Logo, ultrapassando os limites de velocidade e forçando o motor do caminhão, eventualmente mais combustível será necessário. Isso ocorre também nas trocas de marchas. Uma troca muito cedo, exige demais do veículo em baixa rotação para retornar à rotação ideal. Entretanto, uma troca muito tardia, deixando o veículo em alta rotação, proporciona gastos elevados de diesel. Novamente retornado ao primeiro item. Um piloto bem treinado, saberá como fazer isso da melhor forma.

Diminuir resistência do ar

Por fim, a aerodinâmica também tem sua importância. O vento contrário, mesmo que pareça desprezível, “empurra” o caminhão para trás, exigindo mais força do motor e, obviamente, mais combustível. Para isso medidas como, utilização de calotas em todas as rodas e andar com os vidros fechados, são adotadas para diminuir a resistência do ar. Assim, com menos força contra o veículo, o gasto é menor.

Adotando essas práticas, ficará sensível no bolso o quanto pesa o combustível no transporte. Mês a mês, os resultados aparecem.

Fonte: Estadão, março de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!