LOGO-InfoTruck-PNG-SemFundo-3

Abril registra queda de quase 30% na produção de caminhões

Tempo de Leitura: 2 minutos

Mês de abril apresenta declínio por falta de chips e semicondutores; expectativa é de melhora com novas fábricas

A falta de insumos na produção de caminhões não é novidade. Mais uma vez, ela motivou uma queda acentuada. Segundo dados da Anfavea, o mês de abril registrou um dos piores índices na produção dos veículos. Foram 9.483 unidades entregues mês passado. Em março, foram 13.531. Isto é, uma queda de 29,9%. Se comparado a abril de 2021, a queda é de 27,6%. Já que na época foram 13.093 unidades entregues.

Leia também: Caminhoneiros pedem novamente fim da PPI

Em relação ao acumulado do quadrimestre, a produção de caminhões diminuiu 5%. No acumulado de 2021, foram 46.175 veículos produzidos. Por outro lado, este ano foram 43.866. Contudo, a explicação é de que três empresas deixaram de produzir no mês de abril pela falta de semicondutores. Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, relata que esta tem sido a principal dificuldade do setor. Todavia, ressalta que o setor continua movimentado. “Agronegócio, mineração, construção e comércio eletrônico impulsionam bastante as vendas”.

Por outro lado, esse problema está próximo de ser sanado. O presidente da associação, Márcio de Lima Leite, pelo menos 29 novas fábricas começarão a operar em breve pelo mundo. “Duas delas começam a operar no segundo semestre de 2022. Uma será na Ásia e a outra, na Alemanha”. Dessa forma, impulsionaria as vendas e supriria a necessidade do mercado.

Abril ruim para os ônibus

Entretanto, não foi só um mês ruim para os caminhões. Os ônibus também tiveram queda significativa na produção. Foram 1.626 unidades produzidas em abril. Em março, foram 2.421. Do mesmo modo, em abril de 2021, foram 1.872.

No entanto, nos primeiros quatro meses, a produção cresceu 4%. De janeiro a abril de 2022 foram 7.328 ônibus entregues. No mesmo período do ano passado, foram apenas 7.048.

O mercado ensaia uma melhora. Assim, o aumento na oferta de insumos deve ser determinante para o crescimento dos negócios.

Fonte: Aline Feltrin, Estradão, 10 de maio de 2022

InfoTruck

InfoTruck

Somos um veículo de informação do segmento de Transporte e Logística .

InfoTruck, sua rota da informação!